top of page

Sexta-feira, O dia do brinquedo

Para alguns responsáveis o dia do brinquedo nada mais é do que uma simples atividade. Mas, esse dia tem um grande significado para as crianças, pois é nele que elas levam para a escola ou outro lugar um pedacinho do seu lar, parte de você que poderá ser mostrado ao outro.

A ideia principal desse dia é fazer com que elas aprendam o valor de compartilhar. É nessa fase que as crianças têm dificuldades em partilhar, seja seus brinquedos ou até mesmo a atenção dos pais e outras pessoas, isso acontece por conta do egocentrismo.



Na educação infantil elas aprendem o sentido de dividir, ou seja, a importância de emprestar o seu brinquedo e pegar emprestado o do amiguinho. O momento da brincadeira é ideal para ajudar a criança a se adaptar em ambientes diferentes e novas situações. Uma das preocupações que os pais buscam sanar quando recorrem a ingressar seus filhos na educação infantil é o fato dela ter com quem se socializar na sua faixa etária, e não tem como separar essa inserção do brincar, uma vez que elas já chegam com este objetivo de que terão novos amiguinhos para se divertir.

Todos os eixos da educação infantil se tornaram interdisciplinar e tem uma visão ampla quanto a importância do brincar no ensino aprendizagem.


"As características ou elementos fundamentais da brincadeira são: a situação imaginária, a imitação e as regras." (Vygotsky, 1933)

Os benefícios de usar brinquedos na educação infantil


Fazer o uso do brinquedo no aprendizado infantil ajuda explorar o potencial que as crianças têm e o desenvolvimento cognitivo delas. Por meio da brincadeira é possível alcançar diversos benefícios. Conheça alguns que estão mencionados a seguir:


1- Trabalho em equipe: A criança aprende a lidar com diversas situações em que se faz necessário buscar soluções em parceria com os amigos e trabalhar em equipe.


2- Autonomia: Elas adquirem autoconfiança em si mesmo, resolvem pequenos conflitos e tomam suas próprias decisões como pensar qual a melhor estratégia para resolver uma atividade ou uma situação que envolva a brincadeira que está sendo desenvolvida no momento.


3- Disciplina: A brincadeira ajuda na concentração, no controle emocional e na disciplina como respeitar a vez do outro e principalmente aceitar as regras impostas pelos pais ou professores.


4- Partilhar: Ao brincar em conjunto com outras crianças, ela desenvolve o sentido de compartilhar os seus brinquedos e ao mesmo tempo pegar emprestado o do outro. Assim a criança entende o sentido de partilhar e não se torna uma criança egoísta.


Brinquedos que podem ser usados na educação infantil


Blocos de montar: Os blocos de montar são coloridos e com formas diferentes. Essa atividade permite que a criança fique mais criativa, ajuda no desenvolvimento do raciocínio lógico e nas habilidades motoras.


Fantoches e Fantasias: Esses são grandes aliados na educação infantil. Com eles é possível trabalhar a imaginação, a criatividade, os aspectos psicológicos, as habilidades de concentração e o sequenciamento lógico.


Piscinas de bolinha: Essa atividade ajuda no desenvolvimento da coordenação motora e equilíbrio, trabalha a socialização, estimula a visão por conta da diversidade das cores. As crianças se sentem felizes devido à sensação de conforto e aconchego que a brincadeira transmite.


Brinquedos de pelúcia: Normalmente os ursinhos de pelúcia são os preferidos das crianças. O brinquedo tem a função de desenvolver nos pequenos os sentimentos de amor, ternura e afeto. Ao brincar com a pelúcia, as crianças ficam mais tranquilas.


"...A brincadeira é a atividade espiritual mais pura do homem neste estágio e, ao mesmo tempo, típica da vida humana enquanto um todo... Ela dá alegria, liberdade, contentamento, descanso externo e interno, paz com o mundo... O brincar em qualquer tempo não é trivial, é altamente sério e de profunda significação." (Froebel, 1912)

Por: Raquel Macedo


Referências bibliográficas: Adriana Friedmann. O desenvolvimento da criança através do brincar,

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page